Pular para o conteúdo principal

Viagem Pela Croácia Conheça Split e Hvar

A Croácia possui mais de 1000 ilhas. Trata se de um país europeu com um território de forma parecida com uma ferradura, o mesmo tem fronteira com vários países vizinhos como: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático. O seu território continental é dividido em duas partes pelo Porto de Neum, na Bósnia e Herzegovina.

As principais cidades croatas são Zagreb, Split, Rijeka, Osijek, Dubrovnik e Karlovac. Mas hoje falaremos apenas de Split e Hvar.

Principais Rios: rio Mura, rio Drava, rio Sava, rio Kupa, rio Korana, rio Cetina e rio Zrmanja.
Lagos: Omladinsko jezero, Lagos de Plitvice. 
Montes: Monte Učka, Velebit, Viševica.Ilhas: Arquipélago das Kornati, Arquipélago de Brijuni.

Vegetação: Floresta Mediterrânea, Florestas de montanha

MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA IR
O verão, o sol nasce por volta de 5 horas da manhã e se põe às 21/22h. Para quem quer se refrescar nas águas transparentes do Adriático e simplesmente curtir o sol e a natureza, é o destino perfeito. E os melhores meses são de Abril a setembro

COMO CHEGAR: Como não tem voos diretos entre o Brasil e a Croácia. Porém, cidades como Dubrovnik, Zagreb e Split são acessíveis através de conexões feitas em boa parte das grandes capitais europeias que tem voos para o Brasil. Por Lufthansa e British, as duas melhores e mais rápidas, e também Tap, KLM e Turkish. Por terra, cidades como Zagreb estão ligadas a cidades turísticas importantes do centro da Europa.O QUE COMER: A gastronomia da Croácia não é tão diferente da gastronomia brasileira, possuem massas, pizzas, enrolados de carne moída, arroz, feijão, ensopado de carne,peixes, frutos do mar, mas cuidado aonde vai comer pois muitos lugares tem os preços um tanto salgados.

A COSTA DÁLMATA: Muitos optam por fazer um Cruzeiro pela Costa Dálmata ou Dalmacia que vai de Zadar até Dubrovnik, ao sul, passando pelo windsurfe em Brac e as montanhas e casas históricas de Hvar, Vis, Mljet e Jelsa, podendo se deslumbrar com as mais belas vistas das lindas ilhas e o mar estonteante.

Para realizar um turismo de qualidade na Croacia comece o tur por: Split, Zagreb, Zadar, Hvar, Bol, Dubrovnik, neste caso é interessante você ficar pelo menos 15 dias viajando.

SPLIT 
É maior e mais importante cidade da Dalmácia. Está situada numa pequena península na margem oriental do Mar Adriático, na base dos montes Kozjak e Mosor. Com uma população de 193.867 habitantes é a segunda maior cidade da Croácia.(Wikipédia)

Em Split você pode aproveitar museus, lindas praias, natureza belíssima, gastronomia de qualidade.

Para aproveitar bem a vigem para Split, reserve pelo menos uns 4 dias.   
 
Você pode ter acesso as ilhas por ferryboat. Para aproveitar bem os passeios vá com roupas confortáveis, no caso de caminhadas por trilhas ou pela cidade opte por um tênis confortável, mas lembra se que no verão é importante o uso de filtro solar, chapéu ou boné, sempre esteja com roupas de banho por baixo, pois há muitas praias e rios para dar aquela refrescada. 

Melhores Destinos de Split
Palácio de Diocleciano: Se trata de uma famosa construção que reúne boa parte dos principais monumentos e pontos turísticos importantes da cidade. O palácio foi erguido a mando do famoso imperador.

Dentro do palácio, onde existem várias ruas pequenas onde você pode aproveitar o comércio com bares, restaurantes, possui uma praça, porões e monumentos como a Catedral de St. Domnius, a estátua de Gregório de Nin, entre outras atrações. 


Monte Marjan: Parque florestal Marjan, o verdadeiro pulmão da segunda maior cidade croata. No parque você pode desfrutar de uma linda vista para a cidade, além de possuir um belo fim de tarde.  Você ainda pode contar com atrações locais, como o zoológico por exemplo entre outras.

Caverna Azul (Vis): Situada na ilha de Vis, A gruta verde, como é chamada, na verdade tem um lindo tom de azul lá os barcos podem circular quando não
está cheia também pode se mergulhar, porém é preciso verificar a temperatura da água que pode star muito fria sendo impossível a prática de mergulho. Para visitar a gruta tem um horário das 11h as 14h e para visitar o local é pago uma taxa.

Milna (Brač): A cerca de 20km de Supetar está a cidade de Milna, além de sua beleza natural pode se encontrar uma igreja do século XVIII dedicada a Nossa Senhora da Anunciação. 

Rua Marmontova: A movimentada rua Marontova abriga o comércio de famosas marcas como Zara, Bershka e Tommy Hilfiger, batizada em homenagem ao general francês Auguste Marmont. A rua fica próximo ao palácio Diocleciano, esta rua é permitido apenas pedestres e além de lojas de marcas ainda possuem bares e restaurantes pitorescos. 

Hvar
Hvar é uma das mais de 1000 ilhas da Croácia. Fica na região de Dalmatia, no sul do país. Vale lembrar que a costa do país tem mais de 1000 Km de praias e, para quem tem tempo, é possível explorá-la de carro.

A ilha tem aproximadamente 68Km de comprimento, possui quatro municípios e diversos povoados. O município mais ocupado pelos turistas é Hvar. Nela ficam a grande maioria dos hotéis e o comércio é mais desenvolvido. 

Restaurantes e lojas ao redor do agitado porto e até a uma feira de rua diária com produtos locais podem ser encontrados.
Seus principais atrativos são as águas transparentes do Adriático. Algumas praias ainda são desertas e, por isso, ainda mais incríveis. Entre subidas, descidas e curvas, as plantações de lavandas.

A moeda local chama-se kuna. Atualmente 1 euro equivale a 7,5 kunas. Mas todos os lugares aceitem euro.

Como chegar: Do Brasil, será preciso fazer, no mínimo, uma escala na Europa. Há, por exemplo, opções com escala em Paris, Frankfurt ou Munique, saindo de São Paulo.  De Split, tem barcos que partem direto para Hvar (trajeto dura aprox. 1h20 e custa  47 kn) ou então para Stari Grad (trajeto dura 2h e custa 50 kn).  Os barcos que vão para Hvar são menos frequentes do que os que chegam em Stari Grad. Se a sua opção for chegar por Stari Grad,  há um ônibus de linha no porto que leva os passageiros até o centro de Hvar. Esse trajeto dura mais 2o minutos. 
Passeio de barco pelas ilhas próximas: Você pode alugar um barco.

É normal você chegar em Hvar e ver festas em barcos e bares, com muita música, gente bonita e diversão em meio a um cenário paradisíaco.
O Pôr do sol em Hvar é um dos mais lindos já vistos no planeta, e com o pôr do sol é possível você ver muitas pessoas  nas ruas e já fazendo festas em bares e barcos. Abaixo citarei alguns:

CARPE DIEM: A mais famosa de Hvar fica bem na frente de onde o Ferry de Split para, na orla.

HULA HULA: Fica na beira do mar. Tem DJ, comida e drinks, pufes este é um dos bares mais badalados e quando começa a anoitecer é aonde fica mais lotado.

KIVA BAR: Este é mais Happy Hour ou um tipo de esquenta que toca rock e musicas mais variadas.

VENERANDA: Essa balada possui três ambientes diferentes tem até uma cachoeira. Toca eletrônico, já na área externa rola mais um barzinho tipo lounge.

Podemos encontrar em Hvar praias exuberantes sendo
21 ilhotas com paisagens surreais . As mais visitadas são Jerolim, zarace, Stipanska, Carpe Diem e Lagoa Azul.

E para quem tem interesse de trabalhar com turismo é importante conhecer mais sobre o local.

Todas as imagens são meramente ilustrativas e seus créditos estão nas imagens.
 
Veja também: Como Viajar e se Hospedar de Graça

Comentários

DESTAQUES

Como Fazer Ovo de Páscoa Caseiro (Receita)

TOP 10 Decoração de Páscoa (Faça Você Mesmo)